Preconceito e Racismo
A jovem torcedora que ofendeu nós nordestinos vai responder na justiça
E o racismo aflorou mais uma vez nas redes sociais. Na noite desta quarta-feira (11), uma torcedora do Flamengo se exaltou em posts no Twitter em comentários sobre a partida em que seu time empatou com o Ceará e foi eliminado da Copa do Brasil. A cada passe errado dos jogadores, o que confirmava a saída do time carioca da competição, o perfil @_AmandaRegis utilizava o microblog para emitir suas opiniões. Em um dos posts, fez declarações preconceituosas: “Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”.
A princípio, a derrota do Flamengo eclipsou o racismo da internauta. Mas ela teve uma surpresa ao acordar nesta quinta-feira (12) e ver que seu nome figurava entre os temas mais
comentados no Twitter, os Trending Topics. Perdia apenas para o marcador #orgulhodesernordestino.

Diante da saia justa, a jovem apagou o post polêmico e publicou um pedido de desculpas em seu perfil no início da tarde de hoje: “Meu Deus gente, agi por impulso por causa do Flamengo, não tenho nada contra nordestinos… desculpa aí galera. JAMAIS DEVERIA TER FEITO ISSO”. Em dois posts seguintes, declarou: “… agora vou assumir as consequencias. ):” e “vou sumir daqui por um bom tempo”.
A revolta pelo comentário racista mobilizou twitteiros na rede. O perfil @Zarchai dizia: “Quem quiser denunciar a @_AmandaRegis pelo crime de racismo, me pede o print que eu tenho. Basta mandar email para denuncia.ddh@dpf.gov.br”. As acusações chegaram a OAB do Ceará, que prometeu levar à denúncia ao Ministério Público.

O caso de Amanda relembra o da estudante de Direito Mayara Petruso, que, após responsabilizar os nordestinos pela vitória da presidente Dilma Rousseff de forma racista, foi indiciada pela Polícia Civil de São Paulo e perdeu a vaga de estágio em um escritório de advocacia. Mesmo sem uma legislação específica sobre atos semelhantes em redes sociais, o professor de Direito Civil da UERJ, Carlos Edison Monteiro, avalia que Amanda pode responder por crime de racismo:
- Avaliando pelo crivo jurídico, há um conflito de valores neste caso. Se por um lado a lei assegura a liberdade de expressão, por outro a cidadã comete um ato ilícito, pois extrapola esse direito, ofendendo uma coletividade com opiniões racistas. Essa conduta não é tolerável – esclarece.
Procurada pelo Twitter, a internauta não respondeu ao GLOBO até às 14h de quinta-feira (12).
Amanda pode responder por crime de racismo ou injúria racial. A pena varia de prestação de serviços à comunidade até dois anos de reclusão.
fonte O globo.

Nenhum comentário:

Algumas imagens expostas em nosso blog vem de fontes externas, sendo uma boa parte delas captadas na própria Internet, sem nenhuma autorização específica. Se alguma foto de sua autoria estiver em nosso blog e você desejar sua remoção ou registrar sua autoria, entre em contatos e/ou por favor envie email para: jrvc509@yahoo.com.br
que prontamente lhe atenderemos.