Grafiteiro Mundano pinta barracos na Favela do Moinho, em São Paulo
Ação é programada para doar água, comida e cores para as mais de mil crianças que vivem na favela, durante o Dia das Crianças

Esgoto a céu aberto, madeirite, sujeira, ratos, nojo. Vermes, doenças, baratas, falta de água. Tristeza, vida, crianças. Esse é o cenário da Favela do Moinho, em São Paulo, onde aproximadamente 4,5 mil pessoas – sendo mil crianças – vivem em condições precárias e subumanas na maior metrópole da América Latina.

No dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças e muitas, em todo país, celebram a data com presentes, brinquedos e passeios, as moradoras da Favela do Moinho sonham em ter água no local e o que comer. Localizada entre duas linhas dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a favela está a apenas três quilômetros da região central de São Paulo e esconde, atrás dos barracos improvisados e cinzentos, todas as cores da vida. Sem energia elétrica nem água, as condições de saneamento também são negligenciadas pelo poder público.


Sensibilizado, o grafiteiro Mundano, 24 anos, engajado em causas sociais e autor de pinturas provocativas, encabeça mais um movimento em prol dos moradores da Favela do Moinho. Aos moldes do evento A vida é um Moinho, realizado no mês de agosto, ele, junto a outros voluntários, pretende levar um caminhão-pipa para os moradores do local. Quando questionado sobre o motivo de se desdobrar por isso, revela: “A favela é uma das mais precárias de São Paulo. Em pleno centro de uma das maiores cidades do mundo e sem água”.

Porém, mais do que água, Mundano vai levar cor aos moradores. Numa convocação geral via internet, em menos de 20 minutos, conseguiu 20 parceiros para pintar o máximo de barracos que suas tintas conseguirem, fazendo graffiti. Com a arte urbana, pretendem dar vida a um lugar onde a morte parece mais próxima. “A ideia é unir grafiteiros e artistas, e presentear as quase mil crianças que vivem lá”, frisa. Por isso, Mudano manda o recado, dizendo que precisa de pessoas dispostas a sujar a mão de tinta e ajudar a pintar dezenas de barracos, fazer brincadeiras com as crianças e doas brinquedos e alimentos. “E o que tiverem para doar será bem-vindo”, enfatiza.

Fonte: Central Hip Hop

Nenhum comentário:

Algumas imagens expostas em nosso blog vem de fontes externas, sendo uma boa parte delas captadas na própria Internet, sem nenhuma autorização específica. Se alguma foto de sua autoria estiver em nosso blog e você desejar sua remoção ou registrar sua autoria, entre em contatos e/ou por favor envie email para: jrvc509@yahoo.com.br
que prontamente lhe atenderemos.